domingo, fevereiro 26, 2006

O que é o quê?


Escultura da autoria de José Simões, do tipo Arte Contemporânea. Está localizada na Rotunda da Avenida de Zhuhai, representa o Castelo de Castelo Branco e é constituída por dois corpos que definem um espaço interior, dentro da Cidade, delimitado verticalmente por muralhas simbólicas, organizado na horizontal por um caminho que une a Torre de Menagem e Porta da Cidade.
Como se chama esta Escultura? Quando foi inaugurada?


O prémio para quem acertar será uma semana grátis de estacionamento no Parque Privado do Município de Castelo Branco, outrora "JARDIM DA PRAÇA" que, por iniciativa de mentes sãs, foi destruído sem qualquer explicação ou justificação dada aos Albicastrenses.
Pensa-se que a intervenção teve como autor o Arquitecto Catalão Josep Mateo e faz parte do Programa Polis para a Cidade (Centro Cívico), e que esta acção visava revitalizar a zona central, reforçando-a ao nível dos seus espaços públicos e da sua estrutura verde!! NÃO HÁ PACHORRA PARA TANTO...
ATENÇÃO:
Já foi encontrado o vencedor para a pergunta anterior deste tema, cuja resposta era "ESCADA PARA O CÉU". O bloguista vencedor, anónimo, a quem atribuímos o prémio, continua à procura do Hotel do Sistema!!
Aconselhamo-lo a perguntar ao Empreiteiro do Sistema?!
... Leia Mais! ...

Informação e música...



Saiu, há poucos dias, o nº 3 do Boletim Informativo da Junta de Freguesia de Castelo Branco "O ALBICASTRENSE", respeitante ao mês de Dezembro de 2005?!.
O nº 2, tinha saído em Dezembro, mas de 2004, pasme-se... já lá vai mais de uma ano!!
Este foi o primeiro número editado pela nova equipa da Junta de Freguesia, chefiada pelo Eng. Jorge Neves.
Pensava-se que este Boletim fosse diferente. Inovador, com novo aspecto gráfico de conteúdo e participação, pois o Eng. Jorge Neves, arauto das e nas tecnologias da informação e comunicação, tinha prometido no seu projecto inforjunta, que "O ALBICASTRENSE" continuaria, reflectindo obrigatoriamente, a nova imagem mais moderna e o novo cunho, que queria dar à Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Nada disso veio a acontecer para surpresa ou não de todos nós. Nem sequer na distribuição do Boletim, que mais uma vez, ficou por algumas Associações, restringindo aos fregueses Albicastrenses o seu acesso e leitura.
Não poderia ficar calado!! Voltamos a exigir: que o Boletim "O ALBICASTRENSE" não saia de vez em quando; tenha uma distribuição alargada; que seja um espaço de diálogo e de partilha, aberto à participação e colaboração de todos os fregueses.
A valorização do Poder Local, passa pelo conhecimento do trabalho realizado pelos respectivos Órgãos e seus membros e pelas propostas e votações que neles acontecem.
Por fim, não resisto em transcrever o que o Deputado José Pires (PS) disse numa das últimas reuniões da Assembleia de Freguesia, e que penso enquadrar-se no tema de hoje:"...convergência descomplexada de projectos venham eles de onde vierem...".

... Leia Mais! ...

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

POLIS de Santa Engrácia!

Ora aqui está o convite!!Já está a ser distribuido na rua...Não faltes à tertúlia do mês! a participação de cada um de nós será um acto de cidadania.

... Leia Mais! ...

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Como é possível?!

Em 1994, a Junta de Freguesia de Castelo Branco, e muito bem, preocupada com a qualidade de vida dos Albicastrenses e com a criação de hábitos salutares para os mesmos, recuperou o circuito de Manutenção da Feiteira, situado na entrada norte da cidade.
Para isso, procedeu à sua limpeza na totalidade, arranjou a pista, colocou as placas de sinalização, recuperou os obstáculos, contando para a realização destes trabalhos com a colaboração dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco, atitude que também se louva, dando vida ao único circuito de manutenção público existente na cidade.
Passados 12 anos, como é possível, depararmo-nos com o estado avançado de degradação daquele espaço?! A pista está interrompida em vários lados, os obstáculos estão em grande parte danificados ou já não existem, das placas de sinalização, já só resta a do controlo da respiração, a qual, certamente, servirá para quem ainda teimar por ali aparecer, que deparando-se com a situação presente, só lhe resta mesmo CONTER A RESPIRAÇÃO…
... Leia Mais! ...

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

POLIS de Santa Engrácia!

Hoje venho trazer-vos para reflexão um dos principais objectivos que o programa POLIS se propunha realizar: apoiar iniciativas que possibilitassem aumentar as zonas verdes, promover áreas pedonais e condicionar o trânsito automóvel nas cidades.

Será que está a ser conseguido???
... Leia Mais! ...

Monos e mais monos!!

Av. Nuno Alvares

Av. Nuno Alvares
R. das Olarias em cima do passeio


A lista continua… mais três belos exemplares! um dos quais dá-se ao luxo de ter lugar especial – em cima de um passeio - vejam bem, onde estão os fiscais da Câmara!? E a Polícia?!
Não podemos ficar calados... vamos continuar a denunciar!!
... Leia Mais! ...

SER SOLIDÁRIO!

Não é palavra vã para o Grupo de Teatro Pais & Companhia, que através da peça “Leandro, Rei da Helíria”, de Alice Vieira, a apresentar no próximo dia 17, pelas 21,30 horas no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, se associa à campanha de solidariedade com o João Nuno, de 12 anos, que foi afectado por uma doença grave e que se encontra definitivamente cego.
Esta solidariedade é extensível à sua família, pois a situação do João Nuno, quer com a parte educativa, que implica a aquisição de material técnico auxiliar relacionado com o Braille, quer com o tratamento a que está sujeito devido à sua doença, acarreta enormes despesas que condicionam a sua disponibilidade financeira pelo que cada um poderá contribuir com a importância que entender no dia do espectáculo.
Os bilhetes deverão ser levantados no Cine-Teatro Avenida nos dias 15 e 16 das 17 horas às 20 horas e no dia do espectáculo das 17 horas às 21,30 horas.
Vamos encher o Cine-Teatro e que o calor humano não falte!!
Vamos ao teatro ser SOLIDÁRIOS!!
... Leia Mais! ...

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Monos e mais monos!!

Av. Empresário

R. Poço da Figueira

R. Cmdte. F. T. Vieira da Rocha

Numa cidade em que é difícil encontrar um local para estacionar, é lamentável que alguns carros, aparentemente abandonados na via pública, permaneçam durante meses a fio sem se "mexerem" do mesmo lugar, dando um aspecto de falta de interesse e desleixo por quem de direito.
Nos termos do Regulamento de Trânsito, um carro não pode estar estacionado no mesmo local, por mais de dez dias consecutivos.
Vamos denunciar todos estes "MONOS" da cidade?!

... Leia Mais! ...

Reflexão Semanal


Grávidas vão poder decidir qual a maternidade onde querem ter os bebés.
... Leia Mais! ...

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Aberrações I

Esta é mais uma das aberrações da nossa cidade. Este prédio, inacabado, situado na Avenida Afonso de Paiva, junto ao espaço público de lazer das Laranjeiras, continua indiferente a tudo e a todos, criando um ambiente sombrio e degradante naquela zona, servindo unicamente de “abrigo” e território ás dezenas de pombos que proliferam por aquelas paragens.
O poder Político e Judicial continuam incapazes de pôr fim a esta situação, deixando arrastar no tempo a resolução do problema, cuja decisão se queria célere e concreta, obrigando os prevaricadores a reporem a legalidade, implodindo, de vez!! este atentado urbanístico da cidade.
Será que não há machado que corte da raiz ao pensamento?!
... Leia Mais! ...

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Freguesia aberta!

Taberna Seca vai ser a próxima anexa onde irei estar para ouvir o pulsar da população.
Ontem, o “trio maravilha”, Luís Barroso, Aline Baião e Rui Costa, fez uma primeira incursão de logística (local, espaços, horas, autorizações, contactos, cartas) e por aí fora, para preparação da reunião.
Vamos conjugar tudo e brevemente estaremos lá para depois vos contar cá…
... Leia Mais! ...