sábado, maio 26, 2007

DESAFIO DO CORAÇÃO

Há 25 anos que a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), promove Maio como o “MÊS DO CORAÇÃO”.
É neste mês que se desenvolvem as mais diversas acções de sensibilização das pessoas para a importância da adopção de estilos de vida saudáveis, em relação à alimentação e à prática da actividade física.
Surgem por todo o País actividades organizadas para que as populações possam participar, que vão desde os rastreios dos vários parâmetros de saúde (colestrol, trigliceridos, tensão arterial, período abdominal, índice de massa corporal), até aos Percursos Pedestres, Provas de Atletismo, Marchas, Passeios de Cicloturismo e de Bicicletas de Todo-o-Terreno, Ginástica Aeróbica e muitas outras.
A Cidade de Castelo Branco e o seu Concelho, também não fogem à regra, com várias iniciativas, umas inseridas na temática do “MÊS DO CORAÇÃO” (Acerte o Passo e Marcha do Coração), outras por mera coincidência de datas realizam-se também neste mês.
Deveria, a meu ver, existir por parte do Munícipio ou da Freguesia, a preocupação em serem eles a coordenar e a articular este conjunto de realizações, no sentido de se fazer um Programa Global, onde caberiam todas as actividades levadas a cabo pelas Colectividades e Associações, devidamente direcionadas para um objectivo comum o “MÊS DO CORAÇÃO”, em que ficariamos todos a ganhar.
Dentro das iniciativas que conheço e onde tenho participado, quero destacar o “ACERTE O PASSO”, que vai já na sua 2ª edição, numa organização da Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, com o apoio da Freguesia de Castelo Branco, que mais uma vez lá foi de encontro á nossa sugestão...., em que se pretende sensibilizar as pessoas para a prática regular de exercício físico e o combate ao sedentarismo, através da caminhada ou marcha.
Este programa consiste em se caminhar num percurso de 4 700 metros, entre a Rotunda da Urbanização das Violetas e a Rotunda do futuro Centro de Saúde, ida e volta, com diversos pontos de controlo pelo meio, onde são registados os vários valores apresentados pelo monitor de frequência cardíaca que cada participante leva consigo, sendo posteriormente analisados e feito um aconselhamento ao praticante no sentido de melhorar as suas prestações.
É complementado por um rastreio da glicémia, medição da tensão arterial, peso e altura, indície de massa corporal, perímetro abdominal e alguns conselhos de nutrição.
Quero acreditar que para o ano de 2008, qualquer das Autárquias se disporá a colocar alguns dos seus homens a “trabalhar” em prol da saúde da Cidade e do Concelho, e que o “MÊS DO CORAÇÃO” não seja um conjunto de organizações desorganizadas, com sobreposição de actividades que em nada contribuem para os objectivos pretendidos.
Da minha parte e do Bloco de Esquerda, fica a promessa que iremos propor na Assembleia de Freguesia que o executivo assuma o papel de organizador e catalizador desta importante iniciativa.
... Leia Mais! ...

0 Commentários:

Enviar um comentário

<< Home