sábado, junho 10, 2006

Semana Cultural II

Chegou hoje ao fim a Semana Cultural da Freguesia de Castelo Branco, com a apresentação da peça “Ai Valentim, Valentim Porque é Que Tu És Assim?” pelo Grupo de Teatro Váatão, na Praça da Devesa, local onde se concentraram todos os espectáculos.
Por ali passaram o Rancho Folclórico das Palmeiras, a Real Tuna Académica de Castelo Branco, o Grupo de Fadistas Albicastrenses e o Orfeão de Castelo Branco, que presentearam com as suas actuações todos os Albicastrenses, que por mera curiosidade ou por convicção, quiseram assistir a este evento realizado pela Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Num palco improvisado e colocado num espaço e posição pouco feliz, ideia de algum iluminado cá do Burgo, que mais não fez do que estragar o “oásis” que dá vista e compõe a Praça, com a colocação daquele “mamarracho” no seu meio. O mesmo deveria ter sido montado ao fundo, ao lado de onde ainda decorrem as obras, assim em nada alteraria a estética do espaço e disfarçaria o seu desenquadramento. Relativamente à sua posição, limitou-se, e de que maneira, a visão dos Albicastrenses que ali se deslocaram, pois só quem esteve na zona relvada na lateral (Kalifa), pode assistir na plenitude aos espectáculos, quando se fosse posicionado de frente para toda a Praça e no local já referido, possibilitaria a quem estivesse em qualquer lado, nas esplanadas, ou mesmo na parte de cima, uma audição e visão ampla dos acontecimentos.
A fraca iluminação e acústica dificultaram o desempenho de alguns Grupos que actuaram, diminuindo a qualidade dos trabalhos exibidos pelos mesmos.
Penso, que de futuro, terão de ser revistas estas situações, começando, talvez, por se fazer um palco natural, enquadrado na arquitectura da Praça e do seu mobiliário, que servirá de apoio aos espectáculos (camarim e arrecadação), bem como loja de conveniência num dos seus pisos, ajudando a preencher aquele espaço. Já agora, também se poderá colocar uns bancos, acompanhando o já referido “oásis”, para quem quiser estar e usufruir dos atractivos existentes (pala de sombreamento, lago, relva).
Quanto ao balanço final da Semana Cultural, pensamos que teve algum brilho, quebrou a tradição, terá de ser revisto o envolvimento e participação das Colectividades e Associações na mesma, como o referimos no texto (Semana Cultural I). Deverá englobar-se alguns eventos que se realizaram perto da data, para evitar sobreposição e saturação de actividades, como a Marcha do Coração, os 10 Km de Castelo Branco, e acrescentar outros que a poderão “enriquecer”, ainda mais, na vertente cultural, desportiva, recreativa e social.
... Leia Mais! ...

0 Commentários:

Enviar um comentário

<< Home