Homens e bichos
Uma das poucas competências que as Juntas de Freguesia têm, diz respeito ao registo de canídeos e gatídeos. Agora, pelo que consta, também passará a ter a do registo de aves domésticas, motivado pela pandemia da "gripe das aves".
É sobre os canídeos, e não fosse "o cão o melhor amigo do homem", que hoje venho trazer à liça, por um lado, o papel desempenhado pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, como parte interessada e principal desta questão e, por outro lado, o papel dos homens, entenda-se donos dos "bichos".
O abandono e os maus tratos são uma triste realidade diária, numa sociedade que ainda não aprendeu a respeitar os animais e que se descarta destes sem qualquer problema ético ou moral. Felizmente, neste panorama, à quem marque a diferença, sendo uma lição de cidadania e de vida o seu comportamento.
Quanto à nossa Junta de Freguesia, mais uma vez não dá lições a ninguém! nem marca a diferença....
A inércia, o desleixo, o deixa andar, a falta de imaginação, estão bem patentes neste pequeno/grande problema que são os dejectos dos canídeos na via pública, em que quem de direito urge actuar.
"Mais vale os dejectos do seu cão no saco, do que no sapato", é um bom slogan para uma campanha que a Junta de Freguesia poderia e deveria encetar, acompanhada por uma sensibilização à população para a limpeza dos espaços públicos e divulgação das normas respeitantes ao registo e licenciamento dos canídeos.
Tudo isto, complementado com a colocação, em diversas zonas da Cidade de WC´s para cães, com os respectivos sacos, que estranhamente não existe nem um para amostra na Cidade!!
Por outro lado, e porque não, a quem proceder ao registo do seu canídeo, oferecer exame clínico, vacinação, desparasitação, identificação electrónica (chip) e kit individual de recolha de dejectos.
Não podemos esquecer e desassociar disto tudo, a Associação de Protecção do Animal Errante (APAAE) que gere o canil municipal, onde estão dezenas de animais condenados à prisão perpétua, sem possibilidades de liberdade condicional, sofrendo em silêncio..., com a qual a Junta deverá manter uma estreita colaboração e apoio, incentivando a população à adopção de animais, desenvolvendo, para isso, campanhas em determinadas alturas do ano (dia da Mãe, dia do Pai, dia do Animal, Natal), bem como exposições e concursos que despertem a comunidade para o papel importante dos animais como interacção com outros seres.
Senhores da Junta!! Não adormeçam à sombra da maioria que têm... Estão lá, como disse o Presidente "...a única lista com pessoas disponíveis a tempo inteiro para desempenharem os cargos ..."
Então o que se passa?! Têm tempo! Têm condições! Têm meios! O que falta?! Trabalho e mais trabalho..... onde é que eu já ouvi isto...
10 Commentários:
Olá Camarad@
Bom trabalho e pode visitar-nos em:
http://befelgueiras.blogs.sapo.pt/
...o nosso Bloguista, começa a sua intervenção, com uma breve frase, que traduz quase na íntegra, a minha perspectiva e opinião pessoal sobre o Papel da nossa Junta de Freguesia, junto da comunidade Albicastrense..organizações Albicastrenses e...dos Albicastrenses!"..Uma das poucas competências que a Junta de Freguesia tem..."
De facto, fiquei a reflectir sobre a profundidade destas palavras, e pela dimensão que as mesmas têm.
Temos ( todos os Albicastrenses), uma estrutura montada, com espaço físico ..com pessoas ( umas fixas, e outras por eleição..), e..."têm poucas competências.."..hahah( que tacho).
Pessoalmente, penso que a legislação que actualmente regula tanto os Cães como os Gatos, é muito vaga..assim como insuficiente.
Mas o problema não está aí..bastava haver "querer" e vontade dos políticos locais, para que fossem criadas as condições (posturas municipais), para que "TODOS" os animais da nossa cidade, estivessem abrangidos por mecanismos de protecção dos mesmos.
O cão,o eterno companheiro e amigo do homem..o gato, silencioso, muito próprio e muito independente.
Tenho o privilégio, de ser sócio da APAAE, e ..por vezes, quando busco alguma serenidade, é até lá que eu me desloco e..observo todos aqueles amigos...a expressão dos olhos, e ..as caudas a abanarem em sinal de Cumprimento, de amizade(verdadeira) e de satisfação.
Não acho que devamos ver os animais como "presentes", que se oferecem no dia da Mãe..do Pai..etc..!
Os animais são seres vivos.São seres que sofrem.
A maioria das pessoas não está HABILITADA a ter um animal à sua guarda........
Infelizmente, por vezes, o animal "homo sapiens", é mais despido de sensibilidade , de gratidão e de companheirismo, que os nossos amigos animais "de estimação"e "irracionais"...que estupidez de raciocínio este.
A minha formação militar, deu-me a satisfação e privilégio, enquanto militar, treinar cães e fazer serviços com eles..e..ainda hoje , sinto uma nostalgia enorme desses tempos ,e por vezes ainda sai uma lágrima mais fortuita, assim como uma saudade enorme do meu companheiro de armas e amigo ..um Pastor Alemão, de nome Piiche.
Os autarcas Albicastrenses, cairam no marasmo...e cada dia que passa..esse marasmo torna-se mais vísivel.
Não há ideias..e o que é feito, quase que me atrevo a dizer, que é mal e mau...
Aqui , condeno todas as forças políticas da nossa cidade, e ainda mais, aquelas que têm assento tanto na CMCB e na Junta Freguesia de CB..
Quando conseguimos argumentar..não há oposição que resista.
A dinâmica ..só funciona em época de eleições..de resto..já sabemos o que temos.
Kaiser
O meu Piiche, é meu, pronto !
Gosto dele, embora seja um pouco oportunista. É !
Tem uma série de mecanismos mentais, que estão bem sintonizados: não quer o frio, esconde-se em casa. Não quer ração, suplica pelo jantar do dia. Pelo cheiro, pelo carinho, pela companhia. Não quer o marasmo de um dia sem falar e ladra-pede a brincadeira de ocasião, com um objecto muito simples, a pedra fria do inverno e quente do verão. Quer dar vazão às suas necessidaes fisiológicas e escolhe o local mais apropriado para tal - fora de casa e num vaso aliciante. É um livro que nos ensina a ser melhores e a sentir que a relação com os outros humanos não funciona assim. Estranho ! Mas a dita fidelidade não é eterna. Quando a grilheta do espaço limitado se abre, ei-lo ufano da liberdade na selva urbana em que se pode movimentar. Desaparece para falar a mesma linguagem, mas volta sempre, porque também gosta do gosto. Porque cresceu no meio de nós e nos cheira bem.
O amigo do Piiche
É de louvar,o espírito crítico e zeloso de um Albicastrense,que nos alerta para as "pequenas e grandes" falhas dos nossos governantes. Mostrando ser um Bom Cidadão.
Meu Caro duas cabeças ou mais...,conseguem ir mais longe do que uma e ninguém é perfeito.
No entanto,estes alertas deveriam influênciar individualmente.
Cada um de nós pode contribuir para uma sociedade melhor, se em vez de dizer que está mal, fizer melhor(començando a mudança em si mesmo).
De qualquer forma Parabéns pelo blog e os assuntos nele focados. Deveria fazer uma publicação para todos terem acesso.
Uauuu, Uauuu, Uauuu... Ahhh...
Uauuu, Uauuu, Uauuu... Uhhh...
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uau uau uau uau uau
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uau uau uau uau uau
Troque seu cachorro por uma criança pobre (Baptuba, uap baptuba)
Sem parente, sem carinho, sem ramo, sem cobre (Baptuba, uap baptuba)
Deixe na história de sua vida uma notícia nobre
Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro (uauuu)
Troque seu cachorro por uma criança pobre
Tem muita gente por aí que está querendo levar uma vida de cão
Eu conheço um garotinho que queria ter nascido pastor-alemão
Esse é o rock de despedida pra minha cachorrinha chamada "sua-mãe"
É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
É pra Sua-mãe (é pra Sua-mãe)
É pra Sua-mãe
Esse é o rock de despedida pra cachorra "Sua-mãe)
Seja mais humano, seja menos canino
Dê güarita pro cachorro, mas também dê pro menino
Se não um dia desse você vai amanhecer latindo, uau, uau, uau
Troque seu cachorro por uma criança pobre (Baptuba, uap baptuba)
Sem parente, sem carinho, sem ramo, sem cobre (Baptuba, uap baptuba)
Deixe na história de sua vida uma notícia nobre
Troque seu cachorro por uma criança pobre (Baptuba, uap baptuba)
Sem parente, sem carinho, sem ramo, sem cobre (Baptuba, uap baptuba)
Deixe na história de sua vida uma notícia nobre
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uau uau uau uau uau
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uap baptuba
Baptuba, uau uau uau uau uau
Eduardo Dusek
ó ana f.......
vai dAR BANHO AO CÃO
MELHOR DIZENDO HÁ MINHOCA
SUA FUFA
ENTÃO AMOR DE CRIANÇA ANIMAIS ETC
Era uma vez um Cadillac, cheio de força, de cavalos para a época, envolto no charme discreto da diferença que muitos hipnotizava ( mais tarde, amantes de telenovelas, porque sim ) e que permitia devaneios nunca antes experimentados nas curvas de um engenheiro inglês que, invariávelmente, ganhava todos os concursos da extinta-JAE.
Depois, mais tarde, perdeu pujança, mas ainda é carro de colecção.
Debita a sua potência, na forma das gritaria das pocilgas nacionais, um vozeirão por lapidar e que ofende a sensibilidade dos que, suavemente, fazem ouvir e expor a sua voz.
É assim a precipitação do non-sense!
A brincar, a brincar é que a gente não se entende.
Escolhe outro ...
Subir o nível como? Será que é censura o que está sendo sugerido?
Se for não estou nada de acordo pois a censura é sempre uma limitação à liberdade e odeio prisões! Acredito sim que as intervenções pautadas por interjeições e expressões “insultuosas” (Não posso designá-las de insultuosas pois entendo-as como estereótipos dum social que desprezo...) são utilizadas para desencadear reacções e, portanto, ignoro-as!!
Insultos? Sempre existirão... em formas descapotadas ou encapotadas, no direito à diferença e à reacção mas eu sempre preferirei ser insultada a censurada pois se ao insulto posso reagir com censura sentir-me-ei amordaçada...
Nível, desnível....
bom, mau...
seu este, seu aquele...
Tenho acompanhado a escrita neste espaço pelo menos uma vez por semana. Não tenho feito comentários por falta de disposição e tempo mas, como alguém já disse é preciso agir!
Talvez venha a despropósito do tema deste assunto, mas não pude deixar de ficar com algumas "comichões" quando se fala do nível do blog.
Somos um país de bloguistas por natureza... mesmo antes destas novas tecnologias permitirem que o mundo inteiro saiba o que pensamos sobre determinado assunto, já todos nós temos a experiencia de o dizer alto e bom som... e sem que nos venham dizer, cuidado com o que dizes...
E bem sabemos que o nível do que se diz depende de quem o diz. E não estou a falar da altura das pessoas, nem da sua importância social ou estatuto profissional... Quantas barbaridades são ditas por quem julgamos incapazes de o fazer?
Quantas observaçóes pertinentes ouvimos de quem julgávamos nada saber?
O nivel do blog está equilibrado ou não, dependendo dos comentários que aparecem. O tema, a motivação inicial é pertinente. os comentários são o que são... (verdade de La Palice)
É tarde, eu sei, nem devia estar a escrever a estas horas, mas apeteceu-me dar um contributo, livre e despretensioso.
Livre sim... a censura não tem cabimento num blog... e é isso que o torna atractivo também!
Insultos.... ficam para quem os profere.
A crítica tem sempre cabimento de forma civilizada.
Saber distinguir entre uma coisa e outra é bom para não sermos mal interpretados.
Na vida deparamos todos os dias com pessoas boas e más, lindas e feias, também há as assim-assim... e respeitar essas diferenças é do melhor que há, porque tudo mexe, tudo se movimenta.
Apetece-me dizer: viva a Liberdade!
Sou um ser livre porque respeito e sou respeitada!
Assim se sinta toda e qualquer pessoa neste mundo de pessoas e bichos!
Já li neste espaço coisas incompreensíveis de comentadores que me irritam solenemente. Eu gosto do contraditório, do debate, da polémica, da discussão, de ler opinião contrária.
Aborrece-me o tipo de pessoas que não participa, que não se envolve em nada, que vêm ver passar... é cómodo e alivia as consciências... Se não andam há chuva como podem molhar-se?
Há pessoas mesmo más, mesquinhas, que não merecem o mínino respeito e consideração, são as pessoas "pequenas"...
PODEMOS ESCOLHER O QUE SEMEAR, MAS SOMOS OBRIGADOS A COLHER O QUE PLANTAMOS - Provérbio Chinês
Advogado do Diabo
Enviar um comentário
<< Home