CASTELO BRANCO É GENTE!
Há muito que o Bloco de Esquerda vem exigindo uma rede de transportes públicos urbanos para Castelo Branco.
Na última reunião que tivemos com o Presidente da Autarquia Joaquim Morão, foi-nos prometido que até final do seu mandato essa rede seria concretizada. Será verdade?!
Sem dúvida que uma boa mobilidade é sinónimo de desenvolvimento e de bem estar dos cidadãos.
Já tivemos, em fase experimental e a circular nas ruas da nossa cidade, o Gulliver (autocarro eléctrico), mas até hoje nada foi concretizado, só ficou para a posteridade a linha azul pintada na calçada.
Pensamos que a questão da mobilidade deverá ser integrada no processo de revisão do PDM – Plano Director Municipal e no PGU – Plano Geral de Urbanização, este que se encontra suspenso e para o qual foram aprovadas algumas medidas preventivas para o seu adiamento por mais um ano, pelo que deveremos fazer propostas concretas sobre percursos pedonais, ciclovias e outros espaços públicos, de modo a serem criadas novas acessibilidades que servirão para valorizar a cultura e o património de algumas dessas zonas.
É com grande satisfação que tive conhecimento que vai ser feita uma ciclovia na ligação viária entre a Rotunda junto à Volvo e a Av. Do Empresário, envolvendo o Bairro da Cruz do Montalvão. Está ciclovia terminará já dentro da Zona de Lazer. Oportunidade para ser prolongada por toda ela, dotando de mais um atractivo aquele espaço, além de possibilitar uma maior mobilidade e segurança às pessoas e às bicicletas.A concretização do parque de estacionamento subterrâneo da Praça Académica e a própria Praça, será a prova provada de como se poderá melhorar e valorizar a zona histórica de Castelo Branco, com a retirada dos carros das ruas da sua imediação (Rua de Santa Maria, Praça de Camões, Rua do Poço das Covas, Rua do Arresário, Rua Nova, Rua dos Lagares, Rua das Cabeças), permitindo a criação de mais um espaço público e zonas pedonais, bem como a sua integração numa possível e devida rota turística.
Um atentado que foi cometido na nossa cidade e que urge ser reparado, prende-se com a destruição abusiva do espaço pública por detrás do Mercado Municipal, outrora jardim e parque infantil, transformado em parque de estacionamento privativo dos funcionários do Município e dos políticos das nossas instituições, que continua, teimosamente, a constar do plano de actividade do Município, mas adiada de ano para ano a sua requalificação, com a construção subterrânea de um parque de estacionamento e o rejuvenescimento de uma área ajardina e arborizada com algum equipamento de lazer, que valorizara, ainda mais, o nosso centro cívico.
Relativamente ao parque de estacionamento subterrâneo do Largo de São João, obra que fazia parte do programa Polis, é uma das que passou para a jurisdição do Município, tem verba no Orçamento e faz parte do Plano de Actividades, vamos ver se será concretizado no ano de 2007, pois os carros amontoam-se à superfície e tiram o brilho aquela zona de referência da cidade.
Por fim, quero acreditar que será em 2007 que o Centro Coordenador de Transportes será feito, considerada a obra de referência do Município e que vai substituir as degradadas instalações da Rua do Saibreiro.
A sua construção está programada para perto da Estação dos Caminhos-de-ferro, localização que acho óptima e que possibilitará a conjugação destes dois meios de transporte públicos.
Vamos estar expectantes e atentos a tudo o que se vai passar em 2007, promessas leva-as o vento... e nós queremos concretizações, pois os Albicastrenses estão primeiro.