quinta-feira, novembro 09, 2006

Quem me acode?

Já foi objecto de um texto neste blog, mas pelos mesmos motivos, sou obrigado a falar novamente do ex-libris da Cidade de Castelo Branco e uma das nossas imagens de marca da zona histórica, que é o “O Relógio da Torre”, que inexplicavelmente continua parado no tempo!!
Para quem nasceu para aquelas bandas, que é o meu caso, e digo-o com muito orgulho que nasci na Rua dos Ferreiros (zona do Castelo como era conhecida pejorativamente), me habituei, desde miúdo, a conviver e a respeitar as badaladas das suas horas e meias-horas, que serviam para minha orientação (o relógio de pulso era um luxo e os chineses ainda estavam para lá da muralha), pelo que sinto mais a sua falta.
Já se fez alarido de que estava reparado, depois de um tempo infinito sem se saber o que se passava, metendo Suíça e tudo. Vimos aparato com andaimes à sua volta. Já soaram algumas badaladas durante escassos dias. Mas agora, ali está abandonado, agonizando, pedindo o favor de alguém olhar por ele numa suplica de quem me acode!
Prometo que irei manifestar a minha preocupação, e saber o que se passa de concreto, junto de quem tem responsabilidades pela sua manutenção, se for preciso, será o mesmo feito através de um requerimento.
... Leia Mais! ...

O ALBICASTRENSE

Já está na rua o nº 4 do “O Albicastrense”, Boletim informativo da Freguesia de Castelo Branco. Com um grafismo mais actual, editado em papel coche e a duas cores, vermelho e cinzento, que se harmonizam com o novo e feliz logotipo, tornando o Boletim, no seu aspecto geral, atractivo.
A nova disposição interior do conteúdo, com a separação por temas das notícias/textos, parece-me correcta e mais organizada, facilitando a sua leitura.
Agora, falta acertar a sua periodização. A trimestral será a mais razoável e equilibrada, bem como melhorar a sua distribuição e divulgação pela Freguesia e anexas, através das Associações, Clubes e outros locais apropriados para o efeito.
O reparo que tenho a fazer, prende-se com a falta de abertura do Boletim a propostas e iniciativas da oposição, que devem constar no mesmo, ou então, a possibilidade de os partidos representados na Assembleia de Freguesia, poderem escolher um tema da sua responsabilidade para inserir em cada número que for publicado, para não caírem na tentação de fazer “O Albicastrense”, um mero veículo de propaganda partidária e do poder instalado.
... Leia Mais! ...

sexta-feira, novembro 03, 2006

Polis Castelo Branco

Um dos assuntos que fez parte da minha intervenção no Período Antes da Ordem do Dia na Assembleia de Freguesia do passado dia 28 de Setembro de 2006, foi questionar o seu Presidente sobre a situação do Fórum PolisCastelo Branco:

Em 27 de Abril de 2006, foi aprovada neste Órgão, uma Proposta subscrita pelo PS, PSD e Bloco de Esquerda, para a realização de um Fórum aberto a toda a Comunidade para se discutir o Programa Polis.
Passaram 5 meses e nada foi feito. A Sociedade Polis foi, entretanto, extinta, mas vai terminar algumas obras em curso, ficando outras, do Programa inicial, da responsabilidade do Município de Castelo Branco.
Mais uma vez ficamos sem saber, concretamente, os contornos, as causas, os custos e o porquê desta alteração da situação.(sic)


Não entendemos nem a demora nem a falta de justificação, na marcação do Fórum, o que nos permite pensar, que não foi implementada no tempo devido e com a celeridade que era exigida a decisão, votada por maioria e envolvendo todos os Partidos aqui representados.
Assim, pretendemos que nos seja dada explicações para o sucedido pois, este Órgão e os seus Membros, merecem respeito institucional!
A sua marcação estava a demorar tanto como as obras do Programa Polis..., que nós queríamos discutir e ver esclarecidas com aquele Fórum. A derrapagem já tinha cinco meses bem contados!! A responsabilidade deste atraso, aposto, que não vai ser de ninguém, mais uma vez...
A Proposta que saiu do consenso entre todos os Partidos representados na Assembleia de Freguesia, incluindo o Partido Socialista (foi difícil de engolir), mas “caiu em saco roto”.
Entretanto, com o passar do tempo, uma reviravolta (porque seria), levou à extinção da Sociedade Polis, assumindo esta, ainda, a finalização de algumas obras que estão em execução (Praça Académica, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e Mirante de S. Gens), responsabilizando-se o Município de Castelo Branco, por algumas mais, das que faziam parte do extenso rol que inicialmente foi anunciado e que constituíam o Programa Polis desta cidade.
Como vemos, a política do facto consumado, da falta de transparência e da irresponsabilidade, marcou pontos com a indigência, agora posso afirmar factualmente (já recebi a resposta à carta em que pedi toda a troca de correspondência entre a Assembleia de Freguesia e a Sociedade Polis sobre o Fórum), de quem foi responsabilizado por dar sequência à Proposta e contactar a Sociedade Polis e o seu responsável, enviando-lhes a decisão de um Órgão Democraticamente eleito pelos Albicastrenses, ao qual não passaram o mínimo cartão.
O tempo, a forma e o conteúdo para isso também contribuíram, e é no mínimo incompreensível e de uma negligência declarada o que se passou e que não resisto a transcrever:
- A Assembleia de Freguesia, onde a Proposta foi votada, realizou-se em 27/04/06. O primeiro contacto com a Sociedade Polis, por mail?!, foi feito em 28/06/06, passados dois meses!!;
- Deveria ter sido enviada a Proposta na sua integra, com os pressupostos que a motivaram e as decisões nela contidas;
- Foi decidido que a coordenação do Fórum seria feita pela Assembleia de Freguesia, ou seja pelo seu Presidente e restante Mesa e não pelo Presidente da Freguesia, como aconteceu e que estranhamos;
- O conteúdo do mail, parece-nos mais um “bilhete” entre amigos do que a transmissão de uma decisão de um Órgão.
Por tudo isto, várias conclusões, em jeito de perguntas, nos assaltam o pensamento:
- Quem foram os responsáveis para que o Fórum não se realizasse?
- Quem desrespeitou as decisões de um Orgão Autárquico e dos seus Membros ?
- Houve interesse político no adiar e protelar no tempo esta comunicação e a sua forma de o fazer?
O Deputado José Pires do Partido Socialista, e um dos apoiantes do Fórum, mais uma vez esteve no seu melhor na defesa intransigente da cidadania, de que ele tanto gosta de falar. Interveio para desculpabilizar-se, a Mesa da Assembleia de Freguesia, o seu Presidente e a Freguesia por mais este final “cor de rosa”, despachando-nos para a Assembleia Municipal!! (chama-se isto em linguagem futebolística chutar para o lado), mudam-se os tempos, mudam-se as vontades(será que houve puxão de orelhas?!).
Para finalizar, só no resta dizer - o Fórum PolisCastelo Branco morreu antes de nascer... e os seus coveiros foram o Partido Socialista e os seus correligionários. Descanse em paz!
... Leia Mais! ...

Prova do bacalhau!

Não é nenhum concurso gastronómico, mas sim, como é popularmente conhecido o Grande Prémio de Atletismo da Freguesia de Castelo Branco. A XVII edição decorreu no dia 15 de Outubro pelas Ruas da cidade de Castelo Branco, mas pouca gente dou por ele.... No seu final, o Presidente Jorge Neves, fez passar algumas intenções pela comunicação social: “... a prova vai continuar, numa perspectiva de inovação. Vamos ver como o vamos fazer para o ano, mas estamos disponíveis para pensar em novos moldes e para procurar diversificar um pouco, até porque este tipo de provas, se forem sempre a mesma coisa, acabam por cair na rotina...”
Estamos plenamente de acordo Sr. Presidente!!, como sabe..., e não nos cansaremos de o afirmar que esta prova precisa de levar “uma volta”. Já várias vezes o dissemos e propusemos. No nome, na data, na forma e no conteúdo. Temos de deixar de ser “pacóvios”.
Tudo terá de ser pensado e organizado por pessoas que gostam e sentem o que estão a fazer. Realizar eventos para simplesmente encher Planos de Actividade e gastar alguns milhares de euros em função de um número pouco significativo de participantes, esquecendo o desporto para todos e o envolvimento dos Albicastrenses, não nos parece ser uma boa política.
Tenha a coragem Sr. Presidente, de uma vez por todas, propor a criação de um Grupo de Trabalho para estudar, atempadamente, esta prova, transformando-a numa imagem de marca da Freguesia e dos Albicastrenses.
... Leia Mais! ...

Reflexão semanal

Fala-se tanto em contenção de despesas, redução de custos e de gastos supérfluos, pois a nova Lei do Financiamento das Autarquias a isso vai obrigar, que a Freguesia de Castelo Branco já começou a praticar “… uma nova geração de políticas Autárquicas…” com base nessa preocupação, mandando publicar um anúncio de 1/2 página (sic) no Jornal “Povo da Beira” de 31 de Outubro de 2006, para divulgar o novo logótipo e o endereço da sua página da Internet…
... Leia Mais! ...