Também há gente para lá da Sapateira...

Eu e os meus camaradas Aline Baião e Rui Costa, deslocamo-nos na noite do dia 30 de Novembro aos Lentiscais, anexa que dista da cidade de Castelo Branco cerca de 18 km, mas que faz parte integrante da Freguesia de Castelo Branco, sabe-se-lá porquê?! a fim de prepararmos a reunião que queremos fazer com a população.
Dirigimo-nos ao edifício Polivalente do Centro de Dia,

Chegamos, depois de uma curta viagem de 15 minutos de carro, a uma velocidade moderada, pois as curvas dos enfestos não são para cócegas. Procuramos o nosso interlocutor, o António Barreiras, com o qual já tínhamos combinado o encontro. O António Barreiras trabalha em Castelo Branco e é meu amigo, daí ter servido de elo de ligação para a nossa deslocação dos Lentiscais.
Entramos no salão e lá estava ele de olhos no ecran da televisão. Disse-nos que o homem forte da anexa e o rosto da Comissão de Melhoramentos não se encontrava ali, mas sim, no restaurante “Pescaça”, a comer uma miga de peixe, pois fazia anos um amigo dele.
Não havia outro remédio, tínhamos de o ir procurar para saber qual a hipótese de utilizarmos o salão, ainda que tenhamos verificado nos anúncios afixados, que algumas datas já estavam ocupadas e coincidiam com o fim-de-semana, altura em que se encontravam mais pessoas na localidade.
Não podíamos desistir,

Assim, lá fomos nos tentar dar com o “Pescaça”, que pelas indicações ficava na entrada da povoação, neste caso à saída, do lado esquerdo da estrada. Não foi difícil, bem assinalado, demos com o restaurante e verificamos que havia efectivamente festa, pelas vozes altas que se ouviam logo no parqueamento.
Entramos, um grupo de 10 pessoas bebiam “Mini Sagres” e falavam uns com os outros de forma que ninguém se entendia. Espanto meu, quando verifico que conhecia a grande maioria dos presentes, os quais não fazia ideia serem dos Lentiscais, pois vejo-os sempre em Castelo Branco.
Depois dos cumprimentos da praxe, tentei saber quem era o Sr. João Manuel, o que não foi difícil, pois uma pessoa simpática, afável, de trato fácil e bonacheirona, identificou-se como sendo o homem mais procurado.
Conversamos alguns minutos, em que nos identificamos mutuamente, ainda que ele já me tinha associado à Assembleia de Freguesia e ao Bloco de Esquerda, pois tinha estado na Assembleia de 21 de Novembro no Centro Artístico Albicastrense, onde eu discursei.
Depois de alguma reflexão sobre os dias disponíveis para realizarmos à reunião que pretendíamos, achamos por bem, que fosse no dia 20 de Dezembro, pelas 20,30 horas, pois é um dia em que muita gente já se encontra de férias de Natal na localidade, faltando formalizar o pedido por escrito, o que iria fazer nos próximos dias.
Também ficou decidido que iríamos distribuir nas caixas do correio uns convites para a reunião, bem como afixarmos uns cartazes A4, em diversos locais estratégicos, para divulgarmos esta nossa iniciativa que se enquadra na freguesia aberta, em que nos disponibilizamos a ouvir as pessoas e a fazer chegar a quem de direito os seus anseios, que queremos repetir em outros locais, em Bairros e Associações.

19 Commentários:
PONTAPÉ NO PENICO ...
Este texto é dedicado a todos aqueles que estão acomodados na sua vida cinzenta e sem dúvidas sobre as coisas simples e doces.
De manhã, ao acordar um novo dia, fazem com rigor, as mesmas acções de rotina.
Levantam-se com o mesmo gesto, o mesmo rancor de ter ultrapassado o silêncio do sonho e partirem para um novo dia que, por não ser diferente, assusta, retrai e leva aos mesmos sons que se repetem.
Ao sair da concha, dão com o mesmo cheiro, o mesmo cumprimento, o mesmo café e as mesmas visões.
E depois, tudo se repete, tudo, tudo, tudo.
Experimentem outras sensações, outros gestos, outros pensamentos e, a partir daí, talvez sintam a carícia do cantar do pássaro matinal, o som do martelo que na obra alimenta mais uma parede ou o trânsito de um cão que, na frescura da manhã, procura o melhor sítio para as necessidades fisiológicas.
E se isto acontecer, estão mais habilitados para compreender a sofreguidão de todos aqueles que continuam na rotina do seu dia que nunca mais acaba nos meses e nos anos.
Mas, porque deram um pontapé no penico, ao sair da cama, descobrem que, afinal, a nossa, a tua, a vossa vida, pode ser diferente.
Todos os dias.
Todos os meses.
Todos os anos.
Eu diria: EM TODOS OS MOMENTOS
[b]Parece impossivel que passados estes anos todos depois do 25 de Abril continuemos a alimentar os mesmos vicios e não tenhamos a coragem de experimentar coisas novas. Depois quexamo-nos de que tudo está mal, que nada muda, acrise de sempre, blá, blá, blá... Pois é, somos uns comodistas e queremos que tudo nos venha cair às mãos sem que nada tenhamos feito para conseguir aquilo que queremos. Uma verdadeira mudança precisa-se, mas para isso é preciso ter coragem e pegar na pá tal como a padeira fez e correr com estes vermes que nos sugam até ao tutano. Mas meus amigos, para isso é preciso coragem, coisa que infelizmente falta a este povo da Lusitânia que se acomoda e se contenta com meia duzia de migalhas que lhe atiram como quem atira um osso a um cão. Todos apregoão o orgulho em ser Português, mas cada um olha para o seu humbigo e o próximo que se lixe. Temos uma mentalidade tacânha e enquanto não tiver-mos a capacidade ve vêr para além do horizonte estamos tramados, continuaremos a alimentar a esperânca do tal dia de nevoeiro que um dia nos háde salvar.
Boas Festas a todos.
elportugues.[/b]
A rotina existe e existirá sempre nas actividades que para nós são obrigatórias como vender as nossas horas (por ex, trabalho das... às ...ou, quiçá, trabalho sem horário!) para poder, no mínimo, sobreviver... Falamos de partidos que apoiamos, do que subscrevemos, da impossibilidade de fazer “algo” sem pertencer a partidos e eu pergunto: isso é o nosso “real”? Ahhh... deixem-me interrogar: o que fazemos dos nossos “mais velhos”? Não temos “meios” e colocamo-los em lares/protótipos actuais dos campos de concentração nazis com pretextos politicamente correctos... Olhamos o próximo e perguntamos: tem curso? Sem curso não sabe pensar... e se for doutor? No mínimo sabe pensar... (ahhhhhh... e sem posses é doutor? Não sai barato, não!).
Eu que nada sei e nunca saberei pergunto-me: serão os cursos que dão “pensar” ou será a estrada da vida? Os partidos normam a “forma de estar” ou será que temos de ter “forma de estar” antes de militarmos onde quer que seja? O direito à diferença é falar de “coitados” e de “loucos” ou perceber que, na realidade, os sentires e os estares são diferentes mas não únicos? Os militantes são e os independentes parecem ou será ao contrário?
Então... entre os comentários que para aqui vejo só me apetece indagar: inovar? queremos inovar e marcar a diferença? Então, se me permitem, inovemos aceitando que o ciclo da vida é uma rotina (pois não é a própria Terra a cumprir os seus movimentos de rotação e translação?) e que nós, porque somos seres pensantes e acreditamos que vivemos apenas uma vez (sem deus nem sorte!) lutamos pelo entendimento das diferenças, pelo direito ao conteúdo e não apenas à forma e pela interiorização de “todos iguais todos diferentes” não como cassete gasta mas como factor de transformação....
Neste ano que se inicia, num “pra pior já basta assim”, na sequência da moda do “eu... eu... e apenas eu” desejaria apenas que se olhasse o próximo não como o estranho mas como uma extensão do eu... o que, descodificando poderia levar a questões tão "profundas"/básicas quanto: “Se hoje acontece com ele será que amanhã não acontece comigo? E... ?” ;-)
Pois é... pra mim bastava a moda do "eu" projectada no próximo por cada um para que tudo fosse bem diferente...
...cepticismo...
continuo a assistir no meu dia a dia, a um extremismo de posições em quase todos os quadrantes da nossa sociedade civil, militar e politica..a demagogia, o narcisismo e também a complacência moral e espiritual de todos os intervenientes fazem-me acreditar, que são muito poucos os que de verdade querem ver um Portugal forte, um Portugal abrangente e um portugal de todos os Portugueses.
A nossa sociedade actual , está repleta de " Noveaux Politiques "que, e sem consequencias, desfilam incólumes no nosso dia a dia....falo de todos os quadrantes politicos , assim como de todas as tendencias e, ou mesmo sensibilidades.
Não queria deixar de aproveitar esta intervenção, sem deixar uma palavra de APREÇO, ADMIRAÇÃO e de RESTABELECIMENTO RÁPIDO da sua doença a um Político e também militar que sempre foi fiel aos seus príncipios e aos do seu País ...falo de Ariel Sharon, ...um verdadeiro Patriota.
A Pátria dos terrestres ...
Quero iniciar este meu comentário, com uma palavra de apreço e de admiração por todos aqueles - e são muitos - que continuam a sofrer na pele, a canga da prepotência, da fome, da guerra, da falta de medicamentos e assistência de direito.
Somos muitos!
A maioria que continua num silêncio de revolta que não tem voz.
Que continua envenenada /hipnotizada e anestesiada por discursos mil vezes repetidos, por um refinado poder que mexe, com mestria, os cordelinhos da dominação, adornada com algumas migalhas que fazem doer.
Que ouve diáriamente algumas barbaridades dos políticos e doses maciças de intoxicação informativa e vazia de conteúdo.
Há dias, um conhecido político da praça, dizia que passaram 31 anos após o 25 de Abril e as feridas, os medos, as desigualdades e as prepotências do "antigamente" continuam !
Concordo 1974%!
Mas foram eles, todos eles que, em partes desiguais mas em vontade igual, neutralizaram o anseio de milhões que querem uma terra diferente, com valores diferentes e com as desigualdades do destino, totalmente banidas do nosso planeta.
O liberalismo desta economia globalizante enjoa e está a caminho do lixo histórico.
Quero estar cá para ver ...
Continuo a dizer que os Portugueses não são burros, mas são imensamente comodistas e até diria mais, são covardes. Sim, covardes! Porque não é com o acomodamento que ´lá vamos, mas sim com coragem e astucia. Vejo as pessoas muito conformadas, como se tudo o que se está a passar fosse coisa do destino, que não há remedio, que estamos condenados a sêr-mos o povo mais atrasado da Europa. Chega! Abram os olhos e levantem a cabeça, olhem em frente e vejam que ao nascer não há seres superiores nem inferiores. Depois é que se criam, ou melhor, nós é que criamos as barreiras que nos impedem de alcançar os nossos sonhos. Eu só digo uma coisa, esta nas nossas mãos fazer com que o futuro não seja tão negro. Mas para isso é preciso ter coragem,a coragem de criar uma grande mobilização nacional para que isso venha a concretizar-se. E, isso passa por cada um de nos, na nossa casa, na nossa rua, no nosso bairro, na nossa aldeia,na nossa cidade convença os nossos concidadãos a vêr que com os mesmos de sempre não vamos lá, é preciso mudar de mentalidades e de politica. Não se acomodem, tenham coragem, não há bicho papão!
elportugues
www.elportugues.com
..." TRISTE "...
Foi com incredulidade, tristeza, e um misto de orgulho ferido/impotência que li neste blog, uma intervenção de alguém que se intitula por " elportugues", onde chama de BURROS,COMODISTAS E COBARDES a todos os Portugueses e Portuguesas....depreendo que a pessoa que se intitula por "elportugues", não é mais que um "espanhol" encapotado e que, tenta mandar uns bitaites a um povo, a uma cultura e a uma nação que desconhece...a acomodação a que se refere, é a acomodação de um povo farto de intervenções e de atitudes a que os seus políticos os submetem, onde, no lugar mais alto da magistratura da nação( Parlamento), se degladiam pela direita, pela esquerda, pela centro direita, pelo centro esquerda, etc...etc...e são todos iguais; mesmo aqueles que se autodenominam como os "garantes da verdade e da Sapiência "...
Desde a nossa fundação como País , Independente e Soberano, sempre conseguimos mostrar a nossa GARRA e a nossa NOBREZA. Somos um Povo Sereno...mas Lutador!
Por isso, fica aqui um aviso à navegação periférica e aos infiltrados como o srºelportugues...O ÚLTIMO A RIR, É SEMPRE O QUE SE RI MELHOR (sabedoria popular)
E já agora, como parte integrante de um Povo universal, queria recordar aqui Heinrich Harrer, "professor" do Dalai Lama,amante confesso do Tibete, e defensor Acérrimo dos DIREITOS HUMANOS.
Meus amigos, o elportugues é um simples beirão que não se conforma com aquilo que se passa no nosso país e jamais chamou burro o povo Português, ainda que alguém queira fazer vêr que sim. Esse senhor deve estar muito contente em que tudo se mantenha tal com está. Que a Educação, a Justiça, a Segurança, a Saúde, o emprego precário... se mantenham e que continuemos a ser orgulhosamente um povo do III mundo na Europa. É a essse povo orgulhoso que o Salazar conseguiu estúpidificar ao qual se refere e que pelos vistos este senhor quere que pacificamente assim continue. Mas eu não, quero que este Povo da Lusitânia tenha a coragem de se levantar e diga não a esse passado e a estes politicos de meia tijela que tudo têm feito para que nada mude. E já agora, não sou eu que digo que quero que os Espanhois tomem conta disto, mas cada vez mais ouço na rua e nos media o povo dizer que se os nossos governantes não conseguem fazer nada que entreguem isto aos Espanhois. Mas tambem digo mais, só falta entregar a bandeira, porque o resto já começou a ser entregue.
elportugues
.."feed-back"...
o Srº elportuguês, diz hoje o dito...por não dito(enfim...palavras para quê???).......
Reza a história que Ésquilo, um dos pais da tragédia Grega, morreu esmagado por uma tartaruga caída do céu, em Gela, na Sicília, corria o ano de 456 a.c. ;O tão improvável, quanto infausto acontecimento ter-se-á devido à aparente confusão que uma pouco cuidadosa águia, fez entre a calva cabeça do dramaturgo e a rocha em que pretendia despedaçar a carapaça da sua presa.
..(cuidado Srº elportuguês...eu sou um patriota...e nunca abdicarei ou renegarei a minha Pátria pelo seu passado, presente...e futuro)..
Respeito a opinião pelo que vale essa mesma opinião. Não pela sua proveniência ou pelo rol de intenções que supostamente lhe está subjacente. Numa polémica com Pinheiro Chagas, Eça de Queiroz tentou explicar-lhe que a inveja( que, supostamente, estaria na origem dos seus textos)não afectava minimamente a força dos seus argumentos.
Pelos vistos, ainda há muita gente, que não percebe esta PEQUENA SUBTILEZA.
Momento de poesia ...
Uma mosca sem valor
Poisa com a mesma alegria
na careca de um doutor
como em qualquer porcaria
Não és, mas pareces ser
um santinho no altar
mostras ao mundo, sem querer
o que pretendes tapar
Que importa perder a vida
em luta contra a traição,
se a Razão, mesmo vencida
não deixa de ser Razão ?
Esta gente tão sincera,
cheia de graça e encanto,
de um santo faz uma fera,
e faz de uma fera um santo
Porque será que nós temos
na frente, aos montes, aos molhos
tantas coisas que não vemos
nem mesmo perto dos olhos ?
És um rapaz instruído
és um doutor, em resumo
és um limão, que espremido
não dá caroços nem sumo
Nas quadras que a gente vê
quase sempre o mais bonito
está guardado p´ra quem lê
o que lá não ´stá escrito.
António Aleixo - Poeta Popular
..."feed-back 2"....
As armas e os barões assinalados
Que da ocidental praia lusitana
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
E em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino,que tanto sublimaram;
(Os Lusíadas, Canto 1, 1 )
Ventos soltos lhe finjam e imaginem
Dos odres, e Calipsos namoradas;
Harpias que o manjar lhe contaminem;
Decer ás sombras nuas já passadas;
Que por muito e por muito se afinem
Nestas fábulas vãs, tão bem sonhadas
A VERDADE QUE EU CONTO, NUA E PURA,
VENCE TODA A GRANDÍLOQUA ESCRITURA!
( Os Lusíadas, Canto 5, 89 )
Viva PORTUGAL
Estes nacionalistas fascistas merecem ser empalados e atirados aos abutres. A Águia por lapso deixou cair a tartaruga na careca Ésquilo, mas tú porco fascista o que queres é que a tartaruga se abata sobre o Povo Português. Com falinhas mansas pretendes fazer crêr que és dono da verdade, mas não é fácil, pois o Povo pode levar tempo a acordar e até ter que levar muitos pontapes, mas hade haver um dia em que as tartarugas se abaterão sobre as vossas cabeças, não por acidente, mas sim arremessadas por aqueles que estão fartos de ser vilipendeados e esquecidos.
elportugues
...."feed back 3"...
quando o "Verniz Estala", as pessoas mostram-se como realmente são...ao srº elportugues (senhor com letra minúscula), o verniz, se é que o havia !!!!..., evaporou-se....
Cresça e apareça , pois já constatei que culturalmente , o srºelportugues(senhor com letra minúscula), é limitado,é MICRÓCEFALO e...o mais importante...é um ÁPATRIDA INFILTRADO.
O senhor leu os classicos e é uma pessoa culta, eu realmente tenho que confessar não os li. Além disso é um patriota e diz que eu sou um infiltrado e anti-patriota. Já agora gostava que nos dissesse qual é o seu patriotismo e o que pretende para a sua pátria? É que um ignorante como eu está sempre na disposição de aprender com quem mais sabe. É que de retórica este inculto já está farto. O que é que você para alem de ter lido os clássicos gregos já fez pela sua amada pátria? Seria bom que no-lo dissesse aqui, pois só assim ficariamos a saber e a conhecer o grande patriota que é. Agora vir para aqui fazer citações e insinuações isso não é nada. Você deve ser um menino mimado que tudo teve na vida sem esforço, mas eu não e a imensa maioria dos Portugueses também não. Você é daqueles que se julga um ser superior e que os demais somos escória e que só servimos para vos servir. Em suma, para sermos escravos de uma elite que nunca fez nada em prol da Nação. Razão tinha o tal general romano que esteve nestas bandas da Ibéria e que disse que este éra um povo estranho, que não se governava nem deixava que o governassem. Salvo raras exepções esta nobre nação nunca teve governantes à altura e porisso é que culturalmente a imensa maioria dos Portuguêses somos uns ignorantes, estamos uns degraus muito a baixo de v. exa sr doutor. Mas não somos estúpidos.
elportugues
..."feed-back 4"...
Não tenho títulos académicos, e o meu Patriotismo está aliado à minha formação como Homem,..como Cidadão,...e como um Acérrimo defensor dos Direitos e Garantias consagrados na Constituição (6ª Constituição, 3ªRevisão)Portuguesa;..O que hoje sou (um mero cidadão), devo-o a mim e a ninguém mais, pois nunca meti "Cunhas", nunca recebi "Subsídios"..tento dar a minha participação a vários niveis(social, cultural, sem nunca ME AUTO-PROMOVER)...etc........
Lenine, julgava que o internacionalismo proletário impediria a "guerra capitalista".Mas as massas mobilizadas em Agosto de 1914 marcharam com grande entusiasmo para o que seria o massacre da 1ªguerra Mundial...o srºelportugues (senhor com letra minúscula) deve ter um enorme "complexo de inferioridade", pois utiliza palavras como "escória" e ou mesmo "ignorantes" em relação a si mesmo e aos Portugueses...Isso não..que o srº(senhor com letra minúscula)se sinta assim , é uma coisa...agora, NÃO tem o Direito de pôr os Portugueses nesse seu saco de ...inferioridade.
Temos UMA PÁTRIA...UMA NAÇÃO COM MAIS DE 900 ANOS..por isso...sinto-me parte integrante de um Povo Grandioso.
Viva a Pátria....Viva a Nação Portuguesa..
«Você é daqueles que se julga um ser superior e que os demais somos escória e que só servimos para vos servir.»
Estas são as minhas palavras e não tenho nenhum complexo, quer de superioridade nem de inferioridade. Estar a dar conversa a um tipo como você que não passa de um aldrabão que deturpa aquilo que os demais dizem não vale a pena. As pessoas sabem ver o que aqui foi dito, saberão tirar as devidas ilações e ver o tipo de patriota que você é.
elportugues
..." ??? "...
..Ser Superior...escória...servir....tipo...aldrabão..Palavras vãs de quem se furta a um Comentário construtivo , num sítio de DEBATE de ideias, Pontos de vista e Opiniões...
eu escrever aqui , sómente aquilo que o srºelportugues (senhor com letra minúscula)queria ou desejava, seria retroceder no tempo, até ao dia 24 de Abril de 1974..." não há machado que corte, a Raíz ao PENSAMENTO"...
Viva a Nação...Viva Portugal
Proposta aos fregueses ...
Considerando que:
- a cidade é a nossa casa
- sentimos diáriamente o seu pulsar, as suas quebras de tensão, os seus picos de euforia, os seus pequenos/grandes dramas.
- o seu marasmo, a sua indiferença, as suas rotinas, o seu acordar e deitar.
- sentimos os seus sons e silêncios
Proponho:
A fundação de uma tertúlia enquadrada pelo bloguista, que reuna mensalmente para debate de toda a temática que envolve este cantinho,sem qualquer tipo de limitação.
1º tema proposto ( actualíssimo ) -
O POLIS DE STª ENGRÁCIA E O SILÊNCIO DE UMA IMPRENSA ACOMODADA NO SOFÁ DA SUBSERVIÊNCIA AO PODER ...
RAZÃO DO TEMA (para os "distraídos" : A OBRA deveria estar acabada em trinta e um de dezembro de dois mil e quatro.
Já passaram 382 dias!
Ninguém diz nada ?
Tá tudo bem ?
Então ?
.." boa ideia"...
Estou completamente de acordo com a proposta referida no comentário anterior a este !..a INÉRCIA do nosso Executivo Camarário, reflecte-se na qualidade de vida de todos os ALBICASTRENSES..
-Para quando a abertura de uma Ciclovia (na verdadeira acepção da palavra)???
-Para quando a planificação de utilização das piscinas (para pessoas da 3ªidade), com acompanhamento de monitores para isso qualificados?
-Para quando a planificação de visitas didácticas ( património cultural, social,etc...), para a 3ª idade?
-Para quando a planificação de actividades desportivas para a 3ª idade?
Para quando...o restituir aquele BRILHO de felicidade, nos olhos daqueles que...nos deram a Vida..a Identidade...a Esperança..os Princípios..e que lutaram durante muitos anos, na escuridão da PRIVAÇÃO DA LIBERDADE
Por favor...NÃO ESQUEÇAMOS A NOSSA 3ªIDADE
Enviar um comentário
<< Home